saude-do-homem

Como os homens podem prevenir doenças

Os problemas mais comuns à saúde dos homens são colesterol elevado, diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, pulmonares e gastrointestinais e câncer. Antes de atribuir tudo isso à genética, saiba que o responsável por estes índices é você mesmo.

Segundo o Perfil da Saúde do Homem, traçado pelo Ministério da Saúde, em 2012, em comparação às mulheres, a população masculina brasileira apresenta:

– mais excesso de peso

– menor consumo de frutas, legumes e verduras

– alto consumo abusivo de bebidas alcoólicas e tabagismo

– maior exposição a doenças infectocontagiosas

– menor disposição a buscar assistência médica

A má alimentação, comum aos homens, causa o surgimento de problemas como obesidade, diabetes, colesterol alto e hipertensão. Estes distúrbios colaboram para a ocorrência de problemas cardiovasculares, como infarto do miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (AVC). O tabagismo, também mais intenso entre o público masculino, além de causar ou agravar doenças pulmonares, contribui para baixas no sistema imune, deixando o organismo vulnerável a infecções, como tuberculose e SIDA/AIDS.

O consumo excessivo de álcool, por sua vez, além de prejuízos gastrointestinais, interfere no convívio social e nas atividades motoras. A principal causa de morte entre os homens na faixa etária de 20 a 59 anos, responsável por 35% dos óbitos, não é em decorrência de problemas de saúde, mas devido a causas externas, como a violência e os acidentes.

Além disso, enquanto as mulheres são incentivadas a realizar exames preventivos anualmente, os homens esperam aparecerem sintomas graves para procurar assistência médica e muitas vezes só procuram um hospital por insistência da família.

Todos estes fatores fazem com que os homens dentro da faixa etária de 20 a 59 anos morram duas vezes mais que as mulheres e tenham expectativa de vida sete anos mais baixa.

Para mudar estes índices, é necessário modificar hábitos e conceitos:

1 – Mantenha uma dieta balanceada, prevenindo diabetes, obesidade, hipertensão, etc;

2 – Faça atividades físicas regularmente, que além de combater o estresse, farão bem para o organismo como um todo;

3 – Pare de fumar e beber ou, pelo menos, beba com moderação;

4 – Use camisinha. Se os homens estão mais sujeitos a doenças infectocontagiosas, a prevenção é ainda mais importante;

5 – Não espere sintomas graves para ir ao médico, procure assistência o quanto antes e aumente suas chances de cura.

Ser homem não tem nada a ver com não cuidar da saúde.